Naruto | Itachi Uchiha — muito além do maniqueísmo

Gênio, assassino e bem intencionado

Naruto é uma obra amada pela comunidade otaku, nos seus variados aspectos. Dentre os personagens mais populares, como Kakashi e Sasuke, está Itachi Uchiha, inicialmente um vilão, mas com um passado tenebroso e complexo.

Desde o primeiro volume do mangá de Naruto, Sasuke deixa claro o desejo de vingança que nutre por “um certo alguém”. Com o correr da história, é apresentado que Itachi, seu irmão mais velho, chacinou todo o clã Uchiha e se juntou ao grupo terrorista Akatsuki no passado. Logo após os assassinatos, ambos se encontraram e Itachi disse que o que fez foi para “medir o seu potencial”, de forma fria, o convidou a se tornar forte e buscar vingança, embora seu último olhar para o irmão tenha contido lágrimas.

Ao longo dos volumes, Itachi vai aparecendo de forma misteriosa e sustentando a imagem de que seja extremamente poderoso, sempre sendo o alvo de Sasuke. No volume 43, excepcionalmente longo, há o desfecho do tão aguardado confronto entre os irmãos, assim como a revelação do passado de Itachi. Um pouco mais sobre ele é apresentado no volume 62, mas a essência está no 43.

Em resumo, o clã Uchiha era perigoso para a Aldeia da Folha, então Itachi, que era um agente duplo, espionando os Uchiha e a cúpula da Aldeia da Folha simultaneamente, foi designado para matar todos os seus parentes, sem exceção. A missão não foi completamente concluída, pois Sasuke foi poupado, segundo as palavras de Obito, que ajudou Itachi no massacre, “porque para o Itachi, a sua vida era mais importante que a Vila inteira”.

No entanto, Sasuke era uma engrenagem utilizada pela obsessão por controlar tudo que Itachi adquiriu. Para compreender seus motivos para agir, é preciso voltar no tempo. Quando criança, Itachi viu uma guerra acontecer, e isso era o que ele mais temia, um novo conflito generalizado. Desde criança era excepcionalmente forte e sábio e viu seu melhor amigo, igualmente poderoso, confiar o futuro a ele antes de morrer.

O clã Uchiha era muito forte, e as maiores autoridades da Vila o temiam, criando cada vez mais restrições para se precaver contra um golpe de Estado. Essa desconfiança afetou os Uchiha e os instigou a planejar aquilo que o Hokage, líder máximo da Vila da Folha, mais queria evitar. Itachi conhecia a força de seus pares, e, sabia que um conflito entre eles levaria a um caos generalizado e a uma nova guerra mundial.

Itachi decidiu impedir o golpe de Estado executando o clã, mas deixou Sasuke vivo, o instigou a se tornar forte e o guiou para um caminho em a luta dos dois seria o final. Ele queria que Sasuke fosse um herói, o vingador Uchiha que matou o traidor. Só que isso foi pelo bem da Vila, e o dele próprio.

Em uma conversa com seu parceiro de Akatsuki, Kisame, Itachi mencionou que se conhece um ninja pela forma que ele morre, pela forma que ele escolheu morrer, e isso é a chave para entender as suas ações.

Itachi queria deixar um legado para a Aldeia da Folha, seu irmão, um ninja poderoso e protetor da Vila, um símbolo, um bom desfecho e uma forma de o recompensar pelo genocídio do clã. O caminho para chegar até esse ponto passa por pontas soltas que ele amarrou.

Assim que desertou, Itachi teve certeza do silêncio da cúpula da Vila sobre o motivo da chacina, para evitar que Sasuke quisesse se vingar deles. Com o ingresso na Akatsuki, acordou com o líder, Pain, que não iriam atacar a Vila da Folha. Isso garantiu não apenas certa estabilidade para o mundo, como ainda protegeu o Naruto por muito tempo.

A parte obscura está no resultado que a lavagem cerebral causou em Sasuke, que praticamente se tornou um deficiente mental, obcecado por se tornar forte, por fortalecer seu ódio e por desprezar as circunstâncias que cercavam o seu objetivo, chegando ao ponto de se unir a criminosos pelo poder que lhe seria concedido.

O desequilíbrio emocional causado por Itachi quase provocou a destruição da Vila da Folha e da ordem no mundo ninja pelas mãos de Sasuke, cheio de ódio e buscando um alvo para a sua fúria. A despeito dos objetivos de seu irmão, Sasuke se tornou um criminoso procurado internacionalmente, e não um herói.

Ainda que se diga que Itachi amava o irmão, é um erro classificar seu amor por ele maior que o amor pela Vila da Folha. Desertor, assassino e sorrateiro, tudo o que fez foi para o bem de sua nação. A mesma determinação que o levou a impedir uma guerra, também o fez destruir a vida de seu único parente vivo.

Por estes motivos, Itachi Uchiha é um personagem muito além de bom ou mau.


Deixe suas dúvidas, críticas ou sugestões nos comentários. Siga o Blog do Kira por e-mail e não perca os próximos posts. Acesse o Podcast do Kira, um canal com versões em áudio de alguns textos daqui e conteúdos inéditos.

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s