Um filme bonito, importante para o MCU e esquecível
Eu não conhecia o personagem antes de assistir ao filme e saí satisfeito. Gostei do Doutor, sua personalidade e a jornada que trilhou até se tornar um mago. É um filme de origem padrão, tendo o visual como maior ponto positivo, mas, possui seus problemas narrativos.
Doutor Estranho, da Marvel Studios, conta a história do neurocirurgião mundialmente famoso Dr. Stephen Strange, cuja vida muda para sempre depois de sofrer um terrível acidente de carro que incapacita suas mãos. Como a medicina tradicional não pode ajudá-lo, ele é forçado a procurar a cura e a esperança em um lugar improvável – o misterioso enclave conhecido como Kamar-Taj.
O começo constrói a identidade do Doutor como sendo alguém egoísta e que deseja apenas o patamar mais alto, não salvar vidas, então um acidente dá um peso dramático muito grande ao personagem, que perdeu tudo o que tinha na tentativa de se curar, o que me leva ao primeiro problema do filme.
A passagem do tempo ao longo da trama é estranha, pelo que é dito, você subentende que se passou algum tempo, mas não faz ideia do quanto. Aliado a isso, vem a falta de noção do que aconteceu nesse período que levou o Doutor de um ponto ao outro, por exemplo, não vimos ele gastando dinheiro de diversas formas buscando se tratar, assim como não vimos ele ler os livros, nem sabemos o tempo que levou para isso, então tudo soa meio fácil.
A resistência dele em aceitar o que a Anciã dizia foi bem empregada, mas, de novo, senti que foi um pouco rápido. E nessa cena também vêm outro problema, os efeitos especiais.
O uso dos efeitos especiais ao longo do filme servem ao propósito de modificar as condições de combate, não os deixando ser “gratuitos”, exceto na primeira cena do Doutor conhecendo a magia. Aquela sequência psicodélica, em sua maior parte, só estava sendo vista pelo expectador, não pelo Doutor, de modo a parecer um efeito visual meramente comercial.
O vilão Kaecilius é bem razoável, assim como Dormamu, eu consigo comprar a ideia dele, mas não empolgou.
O humor no filme é bem fraquinho, mas consegue arrancar algumas risadas pontuais. A piada da senha do Wi-Fi é um exemplo desse humor básico e descompromissado.
O plot twist de a Anciã drenar poder da dimensão negra foi bem desinteressante para mim, não pareceu nada surpreendente ou coisa do tipo. A virada do enredo na luta final foi verdadeiramente interessante, o plano do Doutor e a reação do Dormamu, embora eu tenha estranhado o fato de eles se lembrarem do ocorrido estando num looping temporal.
Vale a pena ressaltar que a luta enquanto o tempo regredia foi bem agradável visualmente, assim como a estratégia de jogar o adversário numa construção para ele se solidificar dentro dela.
Existem algumas pequenas coisas que eu quero pontuar, mas para não deixar parágrafos muito curtos, vamos fingir que é uma lista.
Assisti ao filme duas vezes e em ambas estranhei a reação do cara do bastão do Tribunal Vivo, achei infundado;
As cenas de ação são bem básicas, não comprometem e nem servem como ponto muito positivo;
Estranho a forma astral influenciar em algumas coisas físicas com o impacto;
A não tradução do nome do Doutor fez se perder alguns trocadilhos e o próprio título não fazer sentido. Se o nome dublado é Strange, então o nome do filme devia ser Doutor Strange;
Não gostei da falta de reação do Doutor quando a capa começou a ajudá-lo, da mesma forma que ele simplesmente começou a voar e não disse nada, agiu como se nada houvesse ocorrido;
E que coisa mais esquisita foi aquela do portal aberto no armário das vassouras? Ninguém entra lá? O Doutor simplesmente deixou o portal aberto e pronto;
Eu realmente não entendi como o Doutor entra e sai de salas do hospital naturalmente, sem nenhum impedimento, como se aquilo fosse normal.
Em resumo, o filme é legal, mas é morno. Não é marcante, então é o tipo de filme que, depois de ver pela primeira vez, se torna enfadonho assisti-lo. Como filme, ele é medíocre, embora eu tenha gostado, mas o que realmente importa é mostrar a gema do tempo e expor a Terra a forças cósmicas.
Doutor Estranho é uma engrenagem vital para o Universo Cinematográfico Marvel, assim como Guardiões da Galáxia. Filme de regular para bom, graças aos seus incríveis efeitos especiais.