Naruto | E se o Exame Chunin fosse até o final?

Quem venceria? Quem viraria chunin?

Antes da metade do Naruto Clássico ocorre o arco do Exame Chunin, uma mistura de battle royale e Enem, que permite aos ninjas de patente mais baixa serem promovidos. Durante a Terceira Fase do torneio, as vilas do Som e da Areia invadem a Folha, impedindo o exame de ser concluído. Na história original, Shikamaru Nara foi o único genin a se tornar chunin nessa edição do exame, mas, caso a invasão não ocorresse, mais alguém teria sido promovido?

Para avaliar o Exame Chunin dessa perspectiva, é preciso estabelecer um ponto de continuidade. A luta entre Sasuke Uchiha e Gaara foi interrompida pela invasão, mas Sasuke estava em ampla vantagem depois de acertar o Chidori. Se considerarmos que Gaara não tentaria liberar o Shukaku, seria quase certa a sua morte pelo Chidori e, levando em conta a liberação que falhou e o deixou esgotado, Gaara não teria saída.

Seguindo a ordem do torneio, a próxima luta seria Naruto vs Sasuke.

Naruto vs Sasuke

Com os dois zerados de cansaço, e sem o chakra da Kyuubi, provavelmente Sasuke venceria. Mais rápido e mais versátil que Naruto Uzumaki, ele teria muitos meios de atacar, ao contrário do ninja de laranja. O Jutsu Bola de Fogo dificultaria a aproximação de clones e um Chidori mataria Naruto, mas, nem é preciso ir tão longe.

O taijutsu de alta velocidade adquirido por Sasuke não daria ao Naruto momento algum para se planejar e montar uma estratégia. Em alguns instantes de luta, Sasuke já o teria nocauteado, ou, ao menos, o ferido severamente.

Entretanto, uma análise minuciosa é necessária, já que em Naruto existem mais fatores do que um simples “meu poder é maior”.

Sasuke foi forte o suficiente para nocautear Yoroi em alguns golpes, mesmo estando desgastado pelo Selo Amaldiçoado. Sua velocidade é no nível de Lee sem os pesos, mas ele se cansa rapidamente. Após o primeiro uso da supervelocidade, Sasuke começou a ofegar. Tem ataques de média distância e um corpo-a-corpo de qualidade, especialmente pelo Chidori, que é uma técnica arriscada, por ser demorada para preparar e linear.

Naruto resistiu bem a golpes sérios de Kiba Inuzuka e Akamaru, além de levar um Kaiten e um Oito Trigramas Sessenta e Quatro Palmas e ainda conseguir ficar de pé. Velocidade não é seu forte na forma base, mas conseguiu reagir rapidamente e planejar movimentos em ambas as lutas, surpreendendo seus oponentes mais de uma vez.

Utilizando o chakra da Kyuubi, sua velocidade não pareceu superar a de Neji Hyuga, e, por tabela, não superaria a de Lee. Todavia, nessa forma ele realiza seu feito de poder mais notável. Neji não havia sido acertado nenhuma vez e, no primeiro golpe que levou, ficou esgotado. Mesmo se defendendo com o Kaiten, que rebate a energia do inimigo de volta para ele, o resultado foi a sua quase liquidação.

Não há dúvida de que um golpe sério daquele Naruto com chakra vermelho mataria qualquer um dos genins sem a menor dificuldade (talvez até alguns jonins).

Se o Naruto estiver usando o chakra da Kyuubi desde o começo da luta, as chances de Sasuke vencer diminuem. Qualquer coisa que ele fizesse, além do Chidori, só o levaria a se cansar e, quando a diferença de velocidade diminuísse, a derrota do Uchiha seria iminente.

Pensando na continuidade do torneio, Naruto estaria mais inteiro pela sua resistência natural (e o chakra vermelho), enquanto Sasuke estaria desgastado pelo taijutsu de alta velocidade. A vitória do protagonista é quase certa.

Temari vs Shino Aburame

A segunda semifinal seria a luta dos que pouco se sabe. Não foi apresentado muito das capacidades de ambos. O que sabemos é que a Temari casualmente bloqueou com o leque um chute casual/sério de Lee, mas isso não chega a ser um feito significativo. Shino aparentou ter força em seus socos, mas é um mistério ainda maior.

Shino é um grande estrategista, mas Temari deve ser o pior adversário para ele: especialista em longa distância. Depois de ser pega por trás pela sombra do Shikamaru, é improvável que Temari se permitisse ser surpreendida pelos insetos. Embora haja a possibilidade de um ataque por baixo, custo a crer que Shino conseguiria vencê-la.

Nesta luta, menos conclusiva, dou vitória à Temari.

Naruto vs Temari

Esta seria uma luta interessante. O Naruto nunca teve uma batalha bem elaborada contra um adversário de longa distância (só enfrentou Deidara, e esta mal pode ser contabilizada, devido às circunstâncias) e suas capacidades são extremamente limitadas ao corpo-a-corpo.

Temari não demonstrou ser muito versátil, sua única técnica é o balançar do leque. A ventania seria efetiva em anular os vários clones das sombras, mas não infligiria danos significativos. Sua maior vantagem em batalha seria manter distância enquanto ataca, já que não deve ser impossível para ela reagir à velocidade de Naruto.

O maior problema para Temari é que seus golpes dificilmente derrotariam Naruto e, se levasse um soco sério dele, com chakra vermelho, a chance de morrer seria extremamente alta.

Com o chakra da Kyuubi, a vitória de Naruto parece uma questão de tempo.

E sem o gameshark de chakra infinito, Naruto teria chances?

Teria grandes chances, mas dependeria do quão cansado ele estivesse. Naruto é resistente, reage rápido e viu a luta entre Temari e Tenten. Ali estava uma estratégia viável, na qual Naruto provavelmente pensaria.

Temari tende a ser confiante e deixar passar detalhes próximos, como ocorre na luta com o Shikamaru (claro que depois de quase ser vencida ela se atentaria mais a isso), o que somado ao fato de ela bloquear as armas da Tenten, de modo a deixá-las ao seu redor, abre uma brecha. Naruto poderia usar o Jutsu Multiclone das Sombras, arremessar kunais e shurikens e manter, entre elas, um “Naruto transformado em arma”, assim como ele fez contra o Zabuza.

Naruto poderia acertar Temari em cheio de surpresa ou tomar dela seu leque. De uma distância curta, isso poderia determinar a vitória para seu lado. Evidente que Temari poderia lembrar-se do Naruto transformado no Akamaru e se precaver, mas, sendo esta uma jogada pouco óbvia, peso mais na balança para o Naruto.

Seria difícil Naruto vencer Temari, mas, o inverso seria quase impossível. A alta capacidade de recuperação do Naruto é um diferencial.

Vale ressaltar que, caso a final fosse contra Kankuro ou Shino, Naruto teria boas chances de perder. Os insetos e marionetes exigem habilidades mais complexas do que a pura e simples porrada para serem derrotados.

Contestando Shikamaru Nara

Shikamaru foi o único promovido a chunin, alegadamente por ser inteligente e prudente, no entanto, discordo de sua aptidão para o cargo superior. Na verdade, a luta entre ele e Temari é extremamente superestimada.

Antes um adendo, Kishimoto usou um mecanismo de “esperar o sol baixar” para a sombra da arena se ampliar e isso dar vantagem ao Shikamaru, só que a luta não durou mais que alguns minutos. Não havia tempo para o sol mudar significativamente de posição.

Shikamaru fez uso de uma tática suicida. Ele agiu de modo a deixar Temari ciente de parte dos elementos de seu jutsu para tirar dela a atenção de um detalhe (a sombra oculta no buraco). O custo desta estratégia foi quase esgotar seu chakra, um dos motivos pelos quais desistiu da luta.

Ele teve a vitória nas mãos e conseguiu encurralar Temari, contudo, deve-se observar o desfecho do combate. Shikamaru desistiu porque seu chakra estava acabando e ele não acreditava que fosse vencê-la antes do jutsu ser cancelado.

Se imaginarmos que ele estava em uma missão, seu fracasso foi retumbante. Além de não conseguir derrotar o inimigo, permitiu que fossem descobertas diversas características de sua única técnica. Em uma situação real de conflito, seu poder teria se tornado inútil e ele seria capturado ou morto.

Um argumento usado para justificar a sua promoção é que ele desistiu diante da derrota certa e isso é uma boa característica para um líder de equipe. O problema é que ele mesmo causou aquela situação e seu espírito de luta é baixíssimo, visto que queria desistir — antes mesmo da luta começar — por absolutamente nenhum motivo.

Quem viraria chunin?

Os critérios de promoção para chunin não foram deixados muito claros, e, como expliquei anteriormente, discordo da escolha por Shikamaru. Nem se sabe quais são as atribuições de um chunin, pois pouco os vimos atuar, além da missão do Shikamaru e da docência do Iruka.

Devemos supor que um chunin deve ser um ninja com habilidades estratégicas, conhecimento em campos distintos e capacidade de liderar. Com estes quesitos em mente, dá para concluir que desfeitos de inteligência podem tirar a condição de promoção, então mesmo que Temari vencesse o torneio, dificilmente viraria chunin. Se ser forte não é o suficiente, Kankuro e Sasuke também teriam chances mínimas de subir de patente.

Minha dúvida fica quanto ao Shino. A capacidade de análise e o desempenho dele em sua luta com Kankuro na floresta foram extraordinários. Não seria estranho se fosse contemplado, apesar de ser pouco “imaginável” uma luta dele.

Naruto se tornaria chunin, sem a menor sombra de dúvida. Passou bem pela primeira prova, derrotou os dois genins mais fortes da Vila da Folha, demonstrou uma capacidade excelente de elaborar planos em um curto espaço de tempo e, o mais importante, uniu inteligência combativa, poder destrutivo e perseverança implacável.

Avaliando agora o desempenho do Naruto no Exame Chunin, a sua não promoção parece ser uma das maiores injustiças de toda a obra.

O Podcast do Kira possui dois vídeos referentes a este assunto:


Deixe suas dúvidas críticas ou sugestões nos comentários e siga o Blog do Kira por e-mail para não perder os próximos posts.

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s