Top 10 | Melhores aberturas de Naruto Shippuden

O ranking mais gostoso de se fazer é o ranking de aberturas. Por ocuparem pelo menos um minuto em cada um dos episódios dos animes, as aberturas e encerramentos, em geral, são trabalhados com um esmero a mais, até para serem o “cartão postal” da obra. Em um anime tão longo quanto Naruto, é possível listar as aberturas entre a máxima qualidade e aquela que você pula para não perder tempo.

Os critérios a serem utilizados são: qualidade da animação, qualidade da música, impacto emocional e o conjunto da obra.

Décimo lugar: Abertura 19 — Blood Circulator

Esta abertura retrata perfeitamente o conflito entre Naruto e Sasuke, que é basicamente o aspecto mais importante do mangá. É bonito e é emocionante, mas falta algo além. Funciona apenas como um trailer da batalha, o que não garante muito peso emocional, levando em conta que a luta ocorre num momento posterior ao clímax. Talvez minha maior crítica à luta em si seja o fato de ela ocorrer de forma artificial e forçada, em vez de algo visceral e surpreendente, mais próximo do que foi no Vale do Fim, no telhado do hospital e no País do Ferro.

Nono lugar: Abertura 12 — Moshimo

A certo modo, ela regride o desenvolvimento de Naruto e Sakura, mostrando-os ainda a nutrir sentimentos pelo Sasuke, mas a música é boa, a aparição do novo Susano’o do Sasuke é assustadora e as cenas de ação são muito bem animadas. Destaque positivo para a silhueta do Jiraya aparecendo sutilmente. Entre as aberturas sem muito significado, esta, sem dúvidas, é a melhor.

Oitavo lugar: Abertura 15 — Guren

Esta é o caso mais interessante. A décima quinta abertura de Naruto mostra o porquê Naruto era bom e porque ficou ruim. Ao longo dela, são mostrados dois personagens separados por um risco, simbolizando o seu posicionamento em lados opostos. Kakashi e Obito, Hashirama e Madara, Naruto e Sasuke. Mais para o fim da abertura, Naruto e Sasuke são mostrados com a divisória e ela some, demonstrando que estão do mesmo lado. Além da predestinação e do fechamento do personagem, este fim da dualidade entre os protagonistas mata a dinâmica que guiava a trama, e o pior, mata antes da principal e maior luta de Naruto: Naruto VS Sasuke, a revanche. Vale ressaltar a cena do Naruto pegando na mão da Hinata, parte do baixíssimo desenvolvimento que o casal teve. Analisar as aberturas é o método mais prático para compreender a mudança do fluxo narrativo da história, bastando ver as aberturas 8, 9, 6 e 2 antes de ver a 15, a traição de Kishimoto ao que norteava o mangá.

Sétimo lugar: Abertura 4 — Closer

Pela primeira vez, Naruto divide o protagonismo na abertura com alguém, e não podia ser diferente. O Arco Hidan e Kakuzo é todo do Shikamaru. A música encaixa perfeitamente na animação, tanto nas partes lentas quanto nas rápidas, com destaque para as excelentes cenas de ação, que desta abertura em diante seriam recorrentes. Ela explora também a ideia de “algo que nos move para frente”, que é abordada no treinamento do Naruto para dominar a natureza do vento, pincelando a dualidade no ponto certo.

Sexto lugar: Abertura 8 — Diver

Eu não pensava nesta como uma boa abertura, mas, reassistindo, percebi uma lógica nova. A parte inicial é sobre o Naruto se render ao Sasuke. Mesmo sabendo que ele é mal, o Naruto não consegue enfrentá-lo e perde. No entanto, o apoio dos companheiros permitiu a ele acordar e decidir, enfim, que precisa assumir seu papel como protetor da Vila da Folha. O mergulho intencional na direção de Sasuke é a prova de que os sentimentos de Naruto foram, se não exterminados, postos na geladeira. Infelizmente, não é bem isso o que acontece na trama. Inclusive, para quem gosta de Ben 10, a relação do Ben com o Kevin pós-absorção do Omnitrix é o que o Kishimoto podia (e a meu ver devia) ter feito com a relação entre o Naruto e o Sasuke.

Quinto lugar: Abertura 16 — Silhoutte

Esta abertura faz um grande esforço para tornar Obito e Madara mais profundos, basicamente repetindo a ideia do Pain (o que não é demérito da abertura, mas sim do roteiro repetitivo de Masashi Kishimoto). A música empolga e a animação tem muita qualidade (Susano’o montado na Kyuubi é impagável). É curioso que ela distorce a relação entre o Naruto e o Sasuke, fazendo parecer que não eram inimigos mortais, apenas amigos que se separaram em função do complexo de inferioridade do Naruto. A cena final da abertura é o Obito olhando para o Naruto com aquela cara de quem vai se arrepender e reviver todo mundo que matou recentemente. Onde foi que eu vi um personagem fazer uma coisa mais ou menos como essa?

Quarto lugar: Abertura 2 — Distance

A animação apresenta bem o perfil dos personagens e uma das grandes batalhas de Naruto, que é Naruto VS Orochimaru. Esta é a que melhor representa o que Naruto até certo ponto foi e o que devia ser até o final: a evolução da vida de ambos, trilhando caminhos opostos até se chocarem. O brilhantismo aqui está em traçar um paralelo entre a amizade que eles possuíam e o iminente confronto futuro.

Terceiro lugar: Abertura 9 — Lovers

Se retirar desta abertura as cenas de “apresentação” dos personagens, sobram dois aspectos principais que levam a crer que esta é sequência direta da abertura 8: Naruto e Sasuke seguem para um enfrentamento sem resquícios de amizade e agora temos a Sakura como um personagem relevante – apenas na abertura, diga-se de passagem , mantendo ainda um final interpretativo. A animação mostra a Sakura como um observador do caos, apenas sendo levada pelas circunstâncias. Em especial, fica claro que parte o coração dela ver o atrito entre Naruto e Sasuke (cabe a mesma referência a Ben 10 que fiz anteriormente, agora envolvendo a Gwen). O mundo desmorona ao redor e dentro dela e a cena final da abertura parece refletir uma decisão: lutar também. Claro que aquela mão segurando uma kunai pode ser algo genérico, mas levando em conta que parte do mesmo ponto de vista em que a Sakura esteve durante o resto da abertura e todo o peso simbólico de tal decisão, após a decisão do Naruto na abertura 8, creio que aquela mão seja dela. A história contada pelas aberturas parece ser melhor que a trama real, e até mais profunda.

Segundo lugar: Abertura 6 — Sign

Esta abertura sintetiza o arco Invasão à Konoha com foco no passado do Sasuke com o Itachi e do Naruto com o Jiraya. A exploração de tais flashbacks confere um peso muito grande ao que vemos, agindo ainda como uma dualidade diferente do convencional, usado à exaustão. Não é um confronto entre os protagonistas, mas um paralelo em relação à dor que eles sentem e a reação irada que os acomete. É pincelado também de maneira orgânica o passado do Jiraya com o Pain. É como um trailer, mas um trailer excepcional.

Primeiro lugar: Abertura 7 — Toumei Datta Sekai

A abertura que privilegia o protagonista e o seu maior inimigo, unidos pelo mestre, pela história de sofrimento e pelo desejo de viver num mundo de paz. Aqui é mostrado que o passado do Pain é relevante e é traçado um paralelo entre ele e o Naruto, como pilares da trama. Isto é particularmente um acerto porque destoa da maioria das aberturas, que trazem Naruto e Sasuke como os grandes personagens. Pain merece essa valorização. O mais interessante é que a animação faz aquilo que o Kishimoto não teve coragem de fazer: colocar todos os personagens conhecidos para lutar. Houve uma luta aqui e ali, mas não uma guerra total como a abertura mostra, e como teria sido fantástico. Agora um exercício de “e se?”. E se a guerra total tivesse ocorrido? E se Naruto terminasse após os habitantes de Konoha jogarem-no para cima e chamarem-no de herói? E se o Kishimoto desse à trama o peso dramático que poderia ter dado caso preterisse o novelão feijão com arroz? Nesse mundo hipotético, Toumei Datta Sekai seria a melhor abertura de Naruto sem a menor dúvida.


Deixe suas dúvidas, críticas ou sugestões nos comentários.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s