Top 10 | Melhores lutas de Naruto

Naruto, o famoso mangá escrito e ilustrado por Masashi Kishimoto, é um típico shonen de porrada. Sendo um mangá de luta, as batalhas recebem atenção especial tanto do autor quanto dos leitores, mas, afinal, quais seriam as melhores lutas do mangá? Ao longo dos 72 volumes o que não falta é candidato, mas esta lista os organiza avaliando a qualidade do roteiro, da arte e do conjunto da obra.

O peso emocional dos momentos pode distorcer a noção de qualidade de fato, por isso suprimi a relevância do impacto emocional das lutas, para ser mais justo.

Décimo lugar — Rock Lee VS Gaara

Um especialista em (e dependente do) combate corporal contra o ninja naturalmente forte contra ataques corpo-a-corpo. Conveniente ou não essa relação, o maior brilho da luta é mostrar as diferentes tentativas do Lee para conseguir quebrar a defesa do Gaara, entre a velocidade aumentada, um jutsu proibido e um jutsu mais proibido ainda. Como o Lee não sabe fazer mais nada além de bater, a ação na batalha é empolgante e escala até o limite do corpo de Lee, com uma finalização épica surpreendentemente destrutiva para os padrões de até então no Naruto Clássico.

Nono lugar — Jiraya VS Pain

Nesta luta, o que reina é o mistério. Conforme os poderes do Pain vão se revelando, Jiraya precisa se desdobrar para traçar uma estratégia eficiente, que o leva a derrotar três dos corpos. O problema é que um Pain tem a habilidade de ressuscitar os demais e joga todo o esforço do Jiraya no lixo. A dinâmica da descoberta dos poderes do inimigo, que são inclusive bem diferenciados, traz um festival de novidades que se combinam e constroem o aspecto de um vilão superpoderoso. É a única luta séria de Jiraya, e ele mostra grande poder destrutivo, introduzindo o conceito de Modo Sennin. Uma particularidade desta luta é ter o herói se transformando, algo que só ocorre com o próprio Jiraya, além dos hospedeiros das bijuus.

Oitavo lugar — Naruto VS Sasuke (2ª)

A luta que fecha Naruto Clássico é excelente na arte, nos diálogos e nas transições de estado, mas seu maior pecado é o excesso de flashback. Claro que é necessário aprofundar o Sasuke, mas as trocas entre presente e passado quebram o clima da luta. Esta carrega um conceito que particularmente me agrada: a divisão entre níveis de batalha. O confronto pode ser dividido em três partes, que são os níveis de poder de ambos: Sasuke normal, com o Sharingan de 3 tomoes e com o Selo Amaldiçoado. Esse método traz uma sensação de que as coisas estão andando, não sendo simplesmente uma luta sem fim.

Uma acusação frequente de defeito nesta luta é a qualidade da animação. É fácil encontrar frames toscos do impacto dos golpes, mais ou menos como no caso de Naruto vs Pain. Ocorre que o estúdio de animação reduz a qualidade dos quadros para aumentar a quantidade e tornar a trocação mais fluida.

Sétimo lugar — Sasuke VS Danzou

Embora frequentemente eu destaque a qualidade da ação das lutas em Naruto, o que as torna verdadeiramente boas é o roteiro por trás, as estratégias e a condução similar a um história de mistério. O transcorrer das ações de Sasuke tentando matar Danzou até entender seu segredo é muito empolgante. Um ponto positivo para o roteiro é usar a Karin como os olhos do espectador e subverter a expectativa mostrando que Sasuke estava tão consciente do que acontecia quanto Karin, um método incrível para demonstrar a sagacidade do Uchiha. Destaco o plano de usar um genjutsu simples para vencer um genjutsu virtualmente invencível.

Sexto lugar — Neji VS Kidoumaru

Um especialista em curta distância vs um especialista em média distância. É nesta luta que vemos um ninja inteligente de verdade em ação, não o superestimado Shikamaru do Exame Chunin. Kidoumaru, o homem aranha, deu um nó no Neji, desvendou sua técnica completamente e o levou a quase morrer. A única chance do genin mais forte de Konoha foi aceitar um ataque que poderia matá-lo e utilizar o chakra para golpear à distância e internamente o adversário. A vantagem do aranha era tão grande que chega a ser forçado que ele tenha perdido para o Neji.

Quinto lugar — Folhas VS Hidan e Kakuzo

Eu pretendia não focar em batalhas em grupo porque elas são mais difíceis de avaliar e parece um tanto injusto, afinal, um X1 é mais difícil de tornar criativo e empolgante, mas a luta entre os Folhas e o Kakuzo é incrível. 5 ninjas de elite, cada um dominando uma das naturezas do chakra enfrentando o Time 10 e o Time 7, com direito a Naruto estreando o Rasen Shuriken e, simultaneamente, Shikamaru enterrando Hidan na floresta, para o esquecimento eterno. Destaque para o plano de fazer Hidan matar Kakuzo, uma grande astúcia de Shikamaru, este sim inteligente.

Quarto lugar — Naruto VS Gaara

A luta em que Naruto abriu a caixa de ferramentas. O mais especial desta é que Gaara era o trunfo da Vila da Areia e, mesmo estando em vantagem devido ao estado físico debilitado de Sasuke e a prisão de areia de Sakura, Naruto o enfrentou de igual para igual. Quando estava prestes a ser derrotado, Gaara liberou o Shukaku e tudo pareceu perdido novamente. E aí Naruto tirou o sapão do bolso. É épico, é lindo, é coerente com a grandeza do momento e, sem a menor dúvida, é a melhor luta de Naruto Clássico.

Terceiro lugar — Sasuke VS Itachi

Aquela luta bem Death Note, em que plano e contraplano se repetem e repetem e repetem em looping, até o momento em que o espectador não sabe mais se o plano é de um ou se é do outro. Desde o começo, o Sharingan era pintado como uma técnica ilusório e, nesta luta, suas ilusões são levadas ao nível máximo e novas habilidades são demonstradas, o fogo eterno e o megazord (tem alguma coisa a ver com ilusão? Não, mas é legal mesmo assim). A magia de Sasuke vs Itachi é reunir genjutsu, ninjutsu e taijutsu em um combate de alto nível que demonstra do que é feito um ninja de elite.

Segundo lugar — Naruto VS Pain

O ápice do poder do Naruto, o ápice da dor em um vilão, o ápice das perdas e um roteiro fantástico. Naruto vs Pain tem tudo o que uma batalha precisa para ser boa. Ela é a síntese de Naruto, com discussões filosóficas, perda de controle do poder, ação contida e em larga escala com estratégias e poderes distintos. Claro que o Naruto não é um personagem muito versátil para elaborar estratégias, já que ele só tem uns 4 jutsus, mas, na medida do possível, esta luta o explora bem com as suas infinitas versões do Rasengan. Curioso como o Kishimoto foi repetindo e ampliando o que não era bom até ficar insuportável.

Primeiro lugar — Naruto VS Sasuke (3ª)

A última batalha do mangá é indiscutivelmente a melhor de todas e a mais esperada desde o vol. 27, devido à qualidade absurda da primeira luta no Vale do Fim. Eu detesto a inserção deste conflito no fluxo narrativo, por conta da perda do peso dramático, mas, principalmente em comparação com a Guerra Ninja, a qualidade do traço do Kishimoto é incrível. Os golpes têm peso, são compreensíveis em sua trajetória e apresentam certa criatividade.

Esta luta se divide em três partes: aquecimento, monstro gigante e briga de rua. A progressão entre elas é bem empregada, com diálogos incrementando uma batalha intelectual e a finalização épica que segue a tradição (Rasengan e Chidori). Arrisco dizer que foi a única ação com monstro gigante bem desenhada pelo Kishimoto e é um deleite à altura do hype.

Agora é a sua vez, quais são as melhores lutas de Naruto? Inclusive, quem só leu o mangá ou só viu o anime tem perspectivas diferentes da qualidade das lutas.


Deixe suas dúvidas críticas ou sugestões nos comentários e siga o Blog do Kira por e-mail para não perder os próximos posts. Acesse o Podcast do Kira, um canal com versões em áudio de alguns textos daqui e conteúdos inéditos.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s