Crítica | Turma da Mônica Jovem vol. 1: muita coisa em pouco tempo

Link para compra na Amazon

Este é o primeiro post da série de resenhas de Turma da Mônica Jovem. Assim como eu fiz com Death Note, vou escrever sobre todos os volumes de TMJ. E nesta primeira edição parece que o roteirista quis condensar muita coisa na apresentação da “nova turma” para o leitor.

É evidente que quem lê precisa ser informado sobre como está o mundo e como ele funciona, mas os acontecimentos são tão um por cima do outro que fica nítido o objetivo de quem escreveu. O destaque negativo fica para a exemplificação de como os protagonistas cresceram e ficaram diferentes, mas não tão diferentes assim.

Essa apresentação de personagens rápida tira parte do peso que a exploração do mundo místico deveria ter, atrapalhando a própria digestão de como estão Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali agora. Isto deixa a impressão de que eles são apenas uma característica, aquela mais forte na infância e agora mais controlada.

O vol. 1 funcionaria muito melhor se trabalhasse mais os personagens em sua rotina e no final apresentasse a Yuka como gancho para o próximo volume, dando muito mais peso emocional e expectativa para a vilã. E por falar em Yuka, o design dela é incrível, bela e imponente.

Os traços no geral tentam manter a simplicidade da Turma da Mônica com desenhos pouco detalhados, mesmo que mostrem evolução. Dos protagonistas me incomodou um pouco como o cabelo da Mônica fazia parecer que ela tinha um cabeção. O Capitão Feio evoluiu muito. Sua transformação de vilão tosco para “lacaio mais forte do chefão” ficou incrível. Se o roteiro não falasse dele como se fosse um Mané, eu o consideraria um dos vilões mais legais que vi nos últimos tempos, em termos de atuação prática.

Poeira Negra tem conhecimento e parece ter um plano bem arquitetado, o que nos leva à apresentação do elemento místico. Eu já disse que acho apressado, mas o conteúdo é bom. O fato de existirem regras que todos devem seguir para o confronto dá uma sensação de que existe um mundo cósmico além e que todos ali são pequenos, que é o tipo de detalhe que faz One Piece ser muito bom.

A ideia de um desafio corrida contra o tempo é interessante e ressalto a qualidade da história antiga, dos quatro heróis do imperador, pois isto justifica serem os protagonistas da Turma da Mônica e passar por essa jornada e não qualquer outro personagem. Geralmente, o problema das grandes aventuras é justificar a escolha do protagonista sem forçar a barra.

Sobre a estrutura, a composição dos quadros me deixou confuso em alguns momentos de diálogo. O uso das “sublinhas” é um recurso curioso, mas bem pouco agregador à qualidade narrativa neste vol. 1. O humor é fraco e senti que as expressões exageradas surgiram vezes demais (mas isso pode ser normal da Turma da Mônica e o problema ser comigo).

Em Turma da Mônica Jovem tem até um clima ecchi bem a cara do universo dos mangás. O Cebola olhando para onde não devia é coerente com a idade deles e com o fato de ele gostar dela, mas talvez tenha ficado gratuito demais a cena da Mônica apertando a cabeça dele contra os seios dela.

Não cheguei a comentar, mas a troca dos nomes faz mais sentido olhando pra fora da narrativa, como uma tentativa de transformar Turma da Mônica Jovem em uma obra com personalidade própria, não algo esticado da Turma da Mônica clássica.

Este vol. 1 de Turma da Mônica Jovem é eficiente em introduzir alguns elementos deste novo universo, mas parece ser apressado demais, o que pode prejudicar a experiência de ler.


Deixe suas dúvidas, críticas ou sugestões nos comentários e siga o Blog do Kira por e-mail para não perder os próximos posts. Acesse o Podcast do Kira, um canal com versões em áudio de alguns textos daqui e conteúdos inéditos.

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s