Top 10 | Melhores capas de Naruto clássico (e um bônus bizarro)

Naruto é um mangá com algumas capas incríveis e outras um tanto repetitivas, mas elas são tão numerosas que merecem um top 10. Não é sempre que a arte reflete o conteúdo do volume, mas às vezes essa integração é bem pensada.

Décimo lugar – O assustador Orochimaru

Naruto e Sasuke um tanto estilosos e em uma posição intimidatória tornam esta capa bonita, mas o diferencial é a figura do Orochimaru. Àquela altura, Orochimaru era um vilão assustador, bizarro e misterioso. Seus planos não eram claros e ele era uma ameaça iminente, tanto que aparece em uma situação semelhante na abertura 2 de Naruto clássico. Um detalhe engraçado é que o Sasuke parece estar sentado, mas é impossível que ele esteja sentado no Naruto, o que significa que colocaram um banquinho atrás do Naruto só para tirar a foto naquela pose.

Nono lugar – Parceria em combate

Esta capa não é apenas uma pose legal, como na anterior, mas o retrato de um combate em dupla. Vimos algo assim lá no País das Ondas e foi incrível, mas, infelizmente, esse tipo de luta não ocorreu outra vez. Ao menos temos esta bela arte para apreciar e fanfics espalhadas pela internet. Pergaminhos parecem muito mais importantes nas capas do que realmente são, propaganda enganosa.

Oitavo lugar – Itachi, o vilão

No volume 25 começa a segunda luta Naruto vs Sasuke. Como boa parte do combate é entrecortada por flashbacks do passado do Sasuke com o Itachi, a arte sabiamente colocou o laço dos irmãos como mais importante que o confronto em si, ainda que ele aconteça (tendo qualidade, inclusive). Esse era um bom tempo em que o Itachi ainda era um vilão execrável e absurdamente forte. A humanização dele (ainda que interessante) tirou esse peso que havia quando não sabíamos da missão dada por Danzou.

Sétimo lugar – A vida de ninja

O volume 4 de Naruto carrega o encerramento do arco País das Ondas (vulgo melhor arco de Naruto clássico). Neste início do mangá havia um clima “de ninja” muito forte, com missões, assassinatos e aquela atmosfera que se espera de um mangá que supostamente é protagonizado por ninjas. Esta arte demonstra muito bem a dualidade Naruto/Haku. Ambos lutavam com a alma para defender a pessoa amada, mas a obstinação assassina de Zabuza impediu que ambos pudessem ser amigos. A história do Haku é triste, mas é isso o que significa ser ninja. Infelizmente, depois não surgiram personagens ninjas de verdade, como eram Zabuza e Haku.

Sexto lugar – Grandes amigos

Esta capa é bonita pelo que ela simboliza, que nem é algo realmente factual. O Naruto nunca teve amigos (Sasuke e ele foram amigos no máximo enquanto tentavam subir na árvore no País das Ondas), então Chouji e Shikamaru devem ter grande valor para ele, para sua vida. Shikamaru e Naruto ficaram mais próximo no fim do Exame Chunin, mas não foi aquela proximidade toda, era mais uma coincidência, digamos assim. De todo modo, estes seriam os primeiros amigos que o Naruto faz. Um trio de palhaços.

Quinto lugar – Pai e filho

A capa do volume 16 é um tanto simbólica, mas é mais real que a do volume 21. Naruto cresceu sem pais, sem parentes e, certamente, o professor Iruka foi o mais perto que ele chegou de uma figura paterna. Uma inspiração, alguém que queria colocá-lo no caminho certo e que comprovadamente desenvolveu grande carinho por ele. O Terceiro Hokage era mais distante e o Kakashi funcionava mais como um chefe do que como um pai.

Quarto lugar A luta que não existiu

Nunca houve uma luta do Naruto com esse tipo de complexidade no uso de ferramentas, ou mesmo do taijutsu. Geralmente, o Naruto só faz uma porção de clones e avança ou usa o Rasengan e suas muitas variantes. Em geral, o mangá Naruto não trabalha bem esse tipo de combate, mas o anime melhorou tal aspecto consideravelmente. Essa arte é bonita e tem muito a ver com o clima da primeira luta entre o Naruto e o Sasuke.

Terceiro lugar – Eu sou mais especial que você

Um pouco assustador, um pouco ameaçadora e extremamente imponente. Todas as segundas fases do Selo Amaldiçoado são boas e a do Sasuke tem um charme especial porque ele fica muito diferente do Sasuke tradicional. Lamentavelmente ele não foi muito usado em combate, mas a sua curta aparição foi impactante. Monstruoso, cabeludo, cinzento e arrogante. O outro protagonista de Naruto merecia uma capa épica para chamar de sua.

Segundo lugar – Eu sou seu amigo

Existia grande expectativa pelo confronto entre Naruto e Sasuke, e ela foi atendida. Naruto lutou com fúria e amor para salvar seu amigo das trevas. Ele falhou, mas a arte desta capa exemplifica que não foi por falta de esforço. Como o Naruto é geralmente bobo, gentil e alto astral, é bem impactante ver essa expressão de raiva, algo que sempre acompanhou o chakra vermelho, desde o País das Ondas.

Primeiro lugar – Nós somos tão diferentes, mas somos tão próximos de ser iguais

Essa é incontestavelmente a melhor capa de Naruto clássico. É uma bonita homenagem à excelente luta Naruto vs Gaara e rima com a ideia da conexão de vida dos dois. Eles são parecidos, garotos portadores de um demônio, odiados e evitados pelas pessoas do lugar em que vivem. A diferença é que o Naruto teve mais amor que Gaara, e por isso não se tornou um maníaco homicida. O paralelo entre eles contribui para a dicotomia herói x vilão, tornando Gaara um dos vilões mais icônicos de Naruto, e, sobretudo, um dos mais assustadores. Elementos super presentes nas capas de Naruto: sapos e pergaminhos.

Bônus Um pé no lugar da mão?

Pela posição da mão esquerda, talvez a ideia fosse fazer a mão direita do Naruto enlaçar o tronco, mas a direção da manga dá a entender que é o pé que está saindo dali. Tentei de todo jeito, mas não consegui ver como um não-erro. A capa é estranha, mas esse volume é muito bom, tendo como foco Neji vs Kidoumaru. Eu tinha pensado em falar dessa numa lista de piores capas, mas acho que esse tema não faria sentido.


Dúvidas, críticas ou sugestões nos comentários. Siga o Blog do Kira por e-mail ou Twitter para não perder os próximos posts. Acesse o Podcast do Kira, um canal com versões em áudio de alguns textos daqui e conteúdos inéditos.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s