Naruto | E se Sasuke Uchiha não saísse de Konoha?

A escolha de Sasuke por deixar Konoha impulsionou diversos acontecimentos em Naruto, mas, e se fosse diferente? E se Itachi não tivesse encontrado Sasuke quando foi “visitar” Konoha? Certamente, muita coisa seria de outro jeito.

Como isso é quase uma fanfic, é preciso estabelecer algumas coisas: será considerado o que é mais coerente com o que foi apresentado pelo mangá e vou tirar o peso de Indra e Ashura da balança para tornar a história mais livre (sem isso, na primeira oportunidade Sasuke deixaria Konoha e o resto seria quase igual. Para ele não sair da Vila da Folha, é preciso esquecer um pouco de Indra).

Escrevi no presente porque ficaria chato tudo no futuro do pretérito.

Naruto sai por 2 anos e meio para treinar com o Jiraya e Sakura vira ninja médica (se com o Sasuke de inimigo ela escolheu medicina, tendo-o como aliado isso não mudaria). Vendo ambos aprendizes de ninjas lendários, Sasuke se dedica mais aos treinos. Sob a mentoria de Kakashi, ele se torna um ninja de elite.

Suas habilidades incluem invocação de cães, técnicas apuradas envolvendo o estilo raio e especialidade no uso das propriedades hipnóticas do Sharingan. Creio que Kakashi focaria nessa parte do genjutsu principalmente por ser o forte do Itachi e, mesmo que não busque vingança, Sasuke é o ninja mais adequado para enfrentar o renegado.

Com o apoio do Sasuke, Kakashi vence o Deidara (dois estilo raio contra um estilo terra, fora que o fraco do Deidara é genjutsu). Como o Time 7 obteve a informação do encontro do Sasori com o Kabuto na ponte Céu e Terra, ele é enviado para extrair informações do Kabuto.

No desenrolar do confronto, Orochimaru ativa o Selo Amaldiçoado e deixa Sasuke incapacitado. Já que seu tempo no corpo atual está chegando ao fim, ele leva o Sasuke para o esconderijo a fim de tomar seu corpo, mas Sasuke inverte o jogo com a habilidade mental e se apodera de Orochimaru.

Creio que treinar com Kakashi seja mais eficiente que treinar com o Orochimaru em termos de habilidade com genjutsu, então a vitória de Sasuke seria ainda mais fácil que na obra original.

A sequência com Hidan e Kakuzo não mudaria muito e Deidara já estaria morto, o que nos leva ao Itachi. Aqui vem uma encruzilhada. Para a história andar, Itachi tem que morrer, devido ao acordo de não atacar Konoha. Uma possibilidade seria a própria Akatsuki trair o Itachi, mas tem um jeito mais interessante.

Com a morte de Jiraya na Vila da Chuva, a cúpula de Konoha entende que o ataque de Pain é iminente, já que, quanto mais Pain demorar, mais tempo eles terão para se defender e entender a mensagem codificada que Jiraya deixou. Para lidar com isso, é necessário agir rápido: Naruto vai para o Monte Myoboku aprender o Modo Sennin e Kakashi e Sasuke recebem a missão de matar Itachi.

Itachi espera por essa luta e permite ser localizado. O resultado seria igual e não acho que respeito ao Itachi é motivo o suficiente para Kisame deixar Kakashi resgatar Sasuke, então Tobi o pega e Kakashi foge de uma iminente vitória de Kisame. Assim Orochimaru também sairia do corpo do Sasuke, junto com o Selo Amaldiçoado.

Como Sasuke aprendeu a controlar suas emoções, é cético em relação ao que Tobi conta para ele e opta por investigar se Itachi cumpria ordens quando exterminou o clã Uchiha. Tobi não teria como saber se Sasuke está totalmente do lado de Konoha, e, provavelmente, o próprio Sasuke fingiria estar propenso a partir para a violência a fim de enganar Tobi.

Sasuke retorna para Konoha, conta ao Kakashi o que ouviu e recebe o pertinente conselho de não encarar Danzou de frente sem ter provas. A batalha contra Pain transcorre de forma semelhante ao mangá e a Tsunade fica incapacitada de exercer o cargo.

Sem a deserção de Sasuke e com a vitória dele sobre Itachi, o nome de Kakashi seria ainda mais forte entre os líderes do País do Fogo. Além disso, a tese de Danzou sobre o resultado destrutivo dos ensinamentos do Terceiro Hokage não se sustentaria tanto quanto no mangá. Desta forma, Kakashi assumiria o posto de Sexto Hokage.

Usando seu poder de Hokage, Kakashi ajuda Sasuke a garimpar informações e consegue evidências de que Itachi foi ordenado a exterminar o clã. Sasuke tem raiva do Danzou, mas não pode simplesmente matá-lo, ele precisaria ser um criminoso para tal.

Pensando bem, se não fosse o Sasuke, o Danzou seguiria vivo nas sombras até o fim.

Sem a luta do Sasuke com o Killer Bee, não haveria reunião dos Kages, mas como a guerra fazia parte dos planos do Tobi, o desenrolar seria quase igual ao que foi.

Sasuke não teria os olhos do Itachi e não encontraria o Itachi Edo Tensei, mas dá para considerar que todo o resto seria parecido ao ponto de as diferenças não serem relevantes, pois Sasuke não fez mais do que lutar normalmente ao lado da Aliança Shinobi.

O final da história teria como diferença principal o Sasuke não querer moldar o mundo à sua maneira, permanecendo a obra inteira como herói. Por mais que eu goste da expectativa do confronto Naruto VS Sasuke, se o Sasuke não sair da Vila, não há abertura para uma luta séria entre eles.

É curioso que, como o trajeto do Sasuke não interfere na formação da guerra, mudar seu rumo para algo mais heroico parece não mudar o grosso da história (porque a guerra é extremamente longa).

Enquanto eu pensava nesse “e se”, tentei me prender mais aos eventos principais do mangá sem permitir que uma linha narrativa totalmente nova surgisse, mas com total liberdade criativa seria possível fazer algo melhor que o original (não que seja difícil fazer a guerra ninja ser melhor).


Deixe suas dúvidas, críticas ou sugestões nos comentários e siga o Blog do Kira por e-mail para não perder os próximos posts. E você, o que acha que aconteceria em Naruto se o Sasuke não deixasse Konoha? Acesse o Podcast do Kira, um canal com versões em áudio de alguns textos daqui e conteúdos inéditos.


Observação: Vi esse tema num vídeo do canal Sintonia Nerd.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s