Crítica | Turma da Mônica Jovem vol. 19: A Denise, a Mônica (e uma galera) são babacas

O vol. 19 de Turma da Mônica Jovem é um festival de pessoas sendo babacas e a Magali sendo boba. Chega a ser inacreditável como o roteiro faz a Magali agir como um escravo que se humilha voluntariamente ao seu senhor. Surge Uma Estrela é mais uma saga de roteiro equivocado.

Um ponto positivo do enredo foi mostrar o lado b da vida de estrela da música. Embora por fora pareça glamouroso, a realidade é bem mais rígida, com ensaios de dança, canto e as próprias apresentações. A exaustão da Magali na escola é uma consequência das exigências dessa profissão.

Outro problema do estrelato é a convivência com pessoas. Todos próximos da Magali mudaram e suas novas colegas pareciam ser apenas trabalhadoras de mente distante, sem contar a desconfiança que algumas delas apresentavam. O empresário exigente e mandão é o retrato do mundo dos negócios: implacável em sua busca pelo projeto mais rentável que possível.

Os fãs, que tanto são desejados por uns e outros, se tornam insuportáveis idealizadores. Magali conheceu o lado tóxico dos fanáticos que julgam cada detalhe minúsculo da celebridade, a colocam num pedestal e, em casos mais extremos, colocam sua vida em risco.

A subtrama do perseguidor é bem interessante e gosto da revelação de ser o Cebola, mas parece meio reciclada do vol. 14 a ideia de a Mônica ser uma “sabotadora”. Ao menos no vol. 19 é até possível acreditar que é realmente a Mônica, já que ela é violenta e estava com raiva. Claro que tentar matar a Magali é meio exagerado, mas vai saber até onde vai a loucura da Mônica.

E a Mônica do vol. 19 é extremamente detestável. Ela considera a Magali uma traíra sem sequer conversar com ela sobre o que aconteceu. Como essa protagonista pode ser tão tapada? Como a Magali poderia ter puxado o tapete dela se, além de não ter se inscrito no concurso, só cantou e dançou para auxiliar no branco que a própria Mônica teve?

O vol. 19 me leva à seguinte conclusão: a Magali é uma tremenda otária. Ela terminou a história agindo como se fosse culpada, pedindo perdão e dedicando música de amizade para a Mônica, sendo que essa “grande amiga” sequer pediu desculpas por ter sido uma canalha. É ridículo que a Magali se humilhe dessa forma para quem não a merece. Por isso me irritei com essa saga.

Outro personagem babaca que se aproveita da Magali é a Denise. É inacreditável que a Magali continue tratando a Denise como amiga e tenha a deixado tomando conta de seu celular. Denise é a clássica sanguessuga que só se encosta para atingir seus objetivos e ter algum ganho. É a pessoa mais falsa da Turma da Mônica Jovem e possivelmente a mais repulsiva (o Toni é um páreo duro).

Assim como o vol. 18, o 19 pisa no Quim, em relação a sua aparência. Felizmente, a Magali foi honesta quanto a querer que ele emagreça, mas deixou claro que não deseja que ele faça mudanças drásticas. É um fôlego para este casal tão difícil de acreditar. Aqui também é demonstrado outra vez o quanto o Quim gosta da Magali, o que não necessariamente é uma coisa positiva.

Embora o final de Surge Uma Estrela tente ser bonito, a meu ver, ele é trágico. É uma demonstração de uma das possibilidades da vida: pessoas boas serem pisoteadas pelas pessoas ruins e ainda saírem como culpadas. É realmente lamentável.

Mais uma vez, o vol. 19 fez algumas boas piadas e usou mais a metalinguagem. Nada muito impressionante, mas válido.

Minha irritação com o roteiro desta saga me impede de dizer que ela foi boa, mas suas falhas são em termos de opções narrativas, não defeitos de execução, o que significa que é perfeitamente compreensível que outras pessoas gostem dos vol. 18 e 19.


Deixe suas dúvidas, críticas ou sugestões nos comentários e siga o Blog do Kira por e-mail para não perder os próximos posts. Acesse o Podcast do Kira, um canal com versões em áudio de alguns textos daqui e conteúdos inéditos.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s