Naruto | Da pior à melhor luta do exame chunin

Considerando toda a terceira fase

Em décimo terceiro lugar: Tenten vs Temari

Esta é óbvia para quem leu o mangá de Naruto. A luta não existe. Em um quadro o examinador diz “Comecem!” e no outro a Tenten aparece lamentavelmente derrotada. Por outro lado, o anime fez um trabalho bem competente nesta luta.

Em décimo segundo lugar: Shikamaru vs Kin

Uma patética luta que falhou miseravelmente em sua pretensão de ser inteligente. A estratégia brilhante da Kin é jogar agulhas com guizos e agulhas sem guizos. Aí, quando o oponente estiver focado no som das agulhas para desviar, ela usa um fio para balançar um guizo e confundi-lo, criando assim uma brecha. O problema é que as agulhas não têm nada de mais. Ela acertou o Shikamaru e não serviu de nada, fora que, depois do primeiro acerto, a estratégia não daria mais certo.

O uso da sombra estreita foi legal, mas essa estratégia estúpida da Kin estragou tudo. O anime inseriu um elemento de genjutsu que também é irrelevante. Há outros dois problemas: primeiro, o Shikamaru pegou ela com a sombra rápido demais para quem havia acabado de descobrir sobre o fio (isso no mangá); segundo, a Kin não devia ter ficado tão perto da parede tão rápido.

Em décimo primeiro lugar: Chouji vs Dosu

O problema desta luta é ser muito rápida. A lógica do ataque de cada um é boa e a justificativa para o desfecho também. Uma pena que o Kishimoto sacrificou o Dosu para tornar o Gaara assustador ao invés de fazer uma luta épica do Shikamaru contra aquele que derrotou facilmente Chouji e Rock Lee.

Em décimo lugar: Sasuke vs Yoroi

Esse Yoroi era muito fraco. O Sasuke estava um bagaço depois da Floresta da Morte, o Yoroi absorveu tanto chakra dele que ele mal conseguia andar direito e, ainda assim, o Sasuke o derrotou em uns 3 golpes.

A luta é ok, mas o poder do Yoroi não é compatível com o conceito de chakra. O chakra não é uma reserva que necessariamente está lá. Ele só surge quando o usuário o produz e se materializa através dos selos de mão, então não dá para o Yoroi simplesmente tocar no peito do Sasuke e absorver o chakra dele.

Em nono lugar: Sasuke vs Gaara

Uma luta incompleta não deixa de ser uma luta. Nesta não há estratégia, só porrada para lá e para cá. Curioso como o Sasuke em um mês ficou forte o suficiente para dar uma surra no Gaara, enquanto o Lee, com 5 portões abertos, não foi capaz de vencer. Injusto. Bons tempos em que o gameshark do Sharingan era “enxergar melhor”.

Em oitavo lugar: Misumi vs Kankurou

Luta rápida, mas assustadora e impactante. Um prenúncio do terror que é guardado pela Vila da Areia.

Em sétimo lugar: Sakura vs Ino

Esta luta é bem estragada pelo flashback totalmente desconexo do que Naruto é, mas ela tem elementos interessantes. A Sakura usa alguma estratégia e a Ino rebate com o genial plano da corda de cabelo. Só com isso ela já merecia ser promovida a chunin. Outro ponto negativo é este ser o único empate do torneio, coisa que diminui tanto a Sakura quanto a Ino.

De acordo com a luta, é possível deduzir que a Sakura é uma inútil mesmo. Embora soubesse controlar bem o chakra, a Sakura não tinha nenhuma habilidade especial e, fisicamente, empatou com a Ino, que possuía uma habilidade especial e uma capacidade estratégica superior. Ino merecia muito vencer.

Em sexto lugar: Zaku vs Shino

Zaku entrou em campo com uma estratégia inteligente: fingir que um de seus braços não funcionava, para mantê-lo como uma carta na manga. O problema é que o Shino foi ainda mais precavido e se preparou para lidar com os estranhos furos nas mãos do Zaku.

Toda a estranheza dos insetos viverem no corpo dele coroa a brilhante participação do Shino no Exame Chunin. Pena que o Kishimoto preferiu usá-lo como piada a explorá-lo em combate depois disso.

Em quinto lugar: Shikamaru vs Temari

Esta foi uma luta bem interessante. O Shikamaru deu um nó na Temari, expondo praticamente tudo sobre seu jutsu, a fim de fazê-la achar que sabia tudo e pegá-la com a informação que faltava. Embora seja legal, essa tática estupidamente suicida e reveladora o obrigou a desistir, já que não teria chakra o suficiente para finalizar a Temari antes de a sombra deixar de funcionar.

A irresponsabilidade do Shikamaru nesta luta é um dos motivos para eu acreditar que sua promoção a chunin foi injusta.

Em quarto lugar: Naruto vs Neji

O Naruto foi, basicamente, massacrado pelo Neji. Mesmo usando uma estratégia inteligente, ele não conseguiu acertar um único golpe no adversário. Se o Neji não parasse para contar a história de sua vida, o Naruto teria sofrido uma derrota humilhante.

O maior ponto fraco desta luta é o monólogo/flashback do Neji. É meio chato e não faz sentido o examinador deixar aquilo acontecer, afinal, o objetivo das lutas é entreter e mostrar força, não emocionar (imagine um rico mercador na arena vendo o Neji e o Naruto parados por uns 5 minutos e sem entender, pois não daria para ouvir a conversa).

As cenas do Naruto socando a Rotação e colocando o Neji para dormir estão entre os melhores momentos de toda a obra.

Em terceiro lugar: Hinata vs Neji

Junto com Gaara vs Lee, esta luta prova que eu estava errado e que Naruto sempre foi uma obra sobre destino imutável. O destino da Hinata era ser fraca, mesmo sendo da linhagem principal, enquanto o destino do Neji era ser forte, da linhagem secundária e morrer por ela. Neji tanto sabia disso que tentou matá-la para ir contra o destino, mas falhou.

A Hinata sempre foi mostrada como uma pessoa introvertida, com pouca capacidade de ação. Vê-la determinada a enfrentar o genin mais forte de Konoha é emocionante e o desfecho doloroso é coerente.

Um detalhe que aprecio nesta batalha é a dinâmica diferenciada do estilo de luta dos Hyuga, o qual, infelizmente, Kishimoto deixou de lado para fazer tudo girar em torno dos Uchiha e dos Senju. A trama da Hinata sobre querer ser mais forte também foi esquecida.

Em segundo lugar: Naruto vs Kiba

Esta luta é uma demonstração do quão resistente e astuto o Naruto é. Lidou com ataques do Kiba e do Akamaru por um tempo, compreendeu o estilo adversário e usou contra ele. O desempenho do protagonista foi nada menos do que genial, mostrando que o Naruto é forte, mesmo sem o chakra da Kyuubi.

O flashback é extremamente pertinente para deixar claro que o Naruto evoluiu. Ele era ruim no Henge, assim como era no Kage Bunshin, mas conseguiu combinar ambos com astúcia para fazer o Kiba nocautear o Akamaru.

Como é que o Naruto não foi promovido a chunin?

Em primeiro lugar: Gaara vs Rock Lee

De um lado o genin que, graças à sua habilidade de nascença, jamais foi ferido. E do outro lado Rock Lee, o bobão sem nada a seu favor, exceto um péssimo taijutsu.

Não tinha como ser diferente. Esta luta é uma unanimidade dentro da fanbase de Naruto. Seu contexto a torna dramática, a ação é boa e o desfecho é emocionante (e injusto). Há quem diga que é a melhor luta de Naruto Clássico.

Um dos pontos mais marcantes dela é colocar um fracassado contra um gênio, dar a entender que ele tem grandes chances de vencer e, logo em seguida, destruí-lo. O desfecho da luta condenou Lee a deixar de ser um ninja, o que para mim é o final do personagem. O que vem depois ou não é nada ou estraga o peso desta luta.

O destino não premia aquele que se apunhala buscando atingir o inimigo. Um fracassado sempre será um fracassado. Isso não vai mudar.

Observação: a derrota do Lee é injusta porque ele era mais rápido que a areia do Gaara, então bastava seguir golpeando-o até que a armadura se esfacelasse por completo. Não fazia sentido o Lee partir direto para a Lótus Oculta estando em tamanha vantagem. Além disso, a força da lótus devia destroçar o Gaara, independente de a cabaça conseguir misticamente amortecer a queda.


Deixe suas dúvidas, críticas ou sugestões nos comentários. Siga o Blog do Kira por e-mail e não perca os próximos posts. Acesse o Podcast do Kira, um canal com versões em áudio de alguns textos daqui e conteúdos inéditos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s