Crítica | Amor com Data Marcada (2020): romance com comédia funciona

Ficha técnica no IMDb

Sloane é uma jovem sarcástica que acredita estar bem sozinha. Jackson é um solteiro divertido que procura companhia sem romance. Os dois fazem um acordo: ser o par um do outro em ocasiões especiais. Mas o que fazer quando sentimentos aparecem para complicar tudo?

Amor com Data Marcada é um bom filme. O romance tem qualidade mais que satisfatória e a comédia funciona bem, mas o maior destaque fica para os acertos estruturais do filme.

Antes, gostaria de ressaltar que “Holidate” é um título muito legal e que a adaptação para “ferigato” foi muito pertinente, embora, infelizmente, não tenha sido usada no título da versão dublada. Essa alteração tira um pouco do brilho do longa para quem só está passeando os olhos por títulos numa lista.

O início do filme intercala de modo extremamente inteligente o feriado da Sloane e do Jackson. As mudanças de núcleo funcionam muito bem e é muito engraçado ver as interações familiares, com destaque para a pressão social no ato de manter um relacionamento.

Esse princípio já deixou claro que um dos maiores entraves para o florescer da vida amorosa da Sloane era a pressão familiar. O desejo extremo por guiá-la ao fim da era solteirona propiciou um efeito rebote, arremessando-a na direção contrária.

Por isso o laço com o Jackson foi tão bem sucedido, já que não havia uma missão maior ou um olhar atento e vigilante. Era só uma forma de evitar esse problema, evitar o desconforto e usar um esforço racional para responder à sociedade.

O enredo é como um romance que se origina da fuga da necessidade de ter um romance. Acho isso particularmente agradável no filme, pois o melhor “amor” surge dessa forma. Encontros com alguma regularidade, segurança em ser o que se é e a leveza da não-obrigação.

Neste sentido, a estrutura narrativa de Amor com Data Marcada é, ao mesmo tempo, um atalho roteirístico e um reforço para a qualidade da evolução do relacionamento.

É um atalho porque poupa o roteirista de descrever encontros casuais dos protagonistas, o que seria necessário para não parecer que a história é só sobre um deles. Além disso, rende ao filme mais tempo para trabalhar encontros específicos e temáticos.

O uso dos saltos temporais entre os feriados também dá a impressão de que a trama está avançando, como se o filme fosse dinâmico. Não é como se simplesmente o período pulado não existisse, então o espectador consegue ter consciência de que a Sloane e o Jackson se conhecem há tempos.

Amor com Data Marcada também insere elementos e os utiliza mais para frente para criar momentos de virada. A mesma pessoa que incentivou a Sloane a aderir ao “ferigato” foi convencida por ela a parar de fugir de um relacionamento sério. É como se a troca de experiências fundamentasse a decisão tomada pela protagonista no final.

A Sloane disse ao Jackson que as pessoas evitam relacionamentos por medo e justificam que precisam de tempo. De forma inteligente, ele reconheceu que ela fazia o mesmo, ao final, e a encaixou nesse grupo de pessoas. É um bom argumento.

Ambos tinham receio de manter um relacionamento e esperavam (até cobravam) por uma atitude do outro. Curioso, engraçado e humano.

O filme poderia ter abordado mais o desconforto diante da obrigação social de ter um relacionamento, já que, dado o seu final, é possível concluir que a família chata da protagonista estava certa.

Analisar humor é complicado, mas dei altas risadas com esse filme. O clima de amizade entre os protagonistas ajudou nesse aspecto.

Amor com Data Marcada é uma comédia romântica previsível e divertida que cumpre seu papel: ser um filme leve para desestressar da vida.

Observação: esta resenha é a segunda do especial de Natal do Blog do Kira. Para mim, se tem Papai Noel, é filme natalino, então Amor com Data Marcada se encaixa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s