Crítica | Olhos Famintos 3 (2017): se eu chamar de lixo é ofensa pro lixo

Ficha técnica no IMDb

No último dia de alimentação de vinte e três dias do Creeper, as equipes policiais do Sargento Tubbs reúnem uma força-tarefa, na missão de destruir a criatura para sempre. O Creeper trava uma batalha sangrenta enquanto seus inimigos se aproximam de descobrir o segredo de suas origens sombrias.

Olhos Famintos é um filme ruim e Olhos Famintos 2 é um filme bom, se considerarmos que existe um nível mínimo de qualidade de execução para um longa-metragem. Esse nível mínimo prevê atuações que pareçam profissionais, personagens relevantes para a trama e cenas toscas apenas se o propósito for ser tosco (mesmo sendo proposital, pode estar abaixo do mínimo).

Aqui no Blog do Kira eu já critiquei filmes abaixo e acima desse mínimo sem fazer tal distinção. Por mais que eu use palavras mais fortes para falar sobre as franquias Premonição e O Massacre da Serra Elétrica, é importante ter em mente que o pior filme delas é muito superior a Pânico na Cabana.

Além disso, por mais que eu destaque negativamente alguns filmes como O Chamado 3 e Pânico no Lago 2, eles não são drasticamente inferiores ao restante de suas franquias. O mesmo vale para Jogos Mortais e as franquias anteriormente mencionadas.

Fiz esta introdução porque Olhos Famintos 3 é bizarramente ruim, muito além do que Olhos Famintos foi e abaixo do nível mínimo de qualidade que se espera de um longa-metragem profissional. Depois da satisfatória qualidade de Olhos Famintos 2, a ruindade do terceiro filme fica ainda mais chocante.

A cena inicial tenta ser o terror genérico de sempre, mas é sem graça. A mão caindo do céu é especialmente tosca. Nessa hora eu já percebi que a baixa qualidade estava além do que eu considerava possível.

É estabelecido que o Creeper trocou o porão da igreja pela traseira de um caminhãozinho bem menos imponente que o caminhão do primeiro filme. E o caminhão tem armas que são acionadas sozinhas, em parte como armadilhas e em parte como se ele estivesse consciente. Outro detalhe é que o Creeper ouve a polícia porque, aparentemente, ele sente o medo na voz das pessoas e as come para se reconstruir.

Me incomoda essa ênfase que dão às armas do caminhão e ainda prefiro o Creeper humanoide, em vez de vampiro.

Desta vez há um policial no rastro do Creeper, mas ele não demonstra saber como vencê-lo e nós já sabemos que não há saída, então automaticamente eu me desinteressei pelo provável protagonista de Olhos Famintos 3.

Tem um policial que é alucinação da velha e, no passado, quando vivo, ele pegou a mão do Creeper e enterrou. Por qual motivo? Não faço ideia. O filme dá a entender que de fato o Creeper vai voltar para pegar o que deixou para trás, mas, se é importante, porque ele largou de qualquer jeito então? Ou isso era verdadeiro e estranho ou falso e irrelevante.

Um grupo de jovens arteiros encontra o caminhão, tenta depredá-lo e é atacado por ele. Não pelo Creeper, mas pelo caminhão, cuja traseira parece uma boca com dentes. Quando um deles tem a perna atravessada pelo arpão, os outros se comportam de modo irracional.

Primeiro eles tentam tirar o arpão segurando a vítima pelos ombros, não pela perna. Depois, a corda começa a regredir e eles se desesperam como se fosse o fim do mundo, sendo que ela estava apenas presa dentro do escapamento. O movimento de puxar era justamente o que eles queriam fazer. Qual a razão do pânico?

Há um núcleo de personagens com um drama familiar e uma pitada de romance, só que eu não ligo. O drama da dificuldade financeira é deixado de lado, bem como o laço do rapaz com a rapariga, o que acaba tornando esse desenvolvimento inicial dos personagens desnecessário, o que é ainda pior quando se trata de um desenvolvimento chato.

Aí, no final, Olhos Famintos 3 finge que o romance era relevante e enfatiza o namoro dos dois pombinhos. Uma ruim e irrelevante história de amor.

Depois de uma série de nadas, o clima do embate do Creeper com o policial é bem empolgante, por mais que eu não me importe com o policial e prefira o Creeper original. O problema é que a execução é muito tosca. É a parte mais Power Rangers do filme.

O Creeper salta sobre o policial e fica em câmera lenta, como se esperasse ser alvejado. É ridículo. E ainda não vemos a luta corporal que resulta na derrota do policial. O protagonista sucumbe fora de tela. Não faz sentido.

O atropelamento do Creeper no final também é muito tosco. O Creeper para de atacar sem nenhum motivo e aquele papo de tocar a mão para saber a origem do Creeper, o que ele é e pensar em como derrotá-lo não deu em absolutamente nada. Tem uma placa que diz algo como “sabemos o que você é”, eu esperei explicações e elas não vieram.

O pior desse aspecto é que a velha e o policial reviraram os olhos como se estivessem tendo uma visão, mas não foi dito o que eles viram.

Parece que o único propósito de Olhos Famintos 3 é ser um meio entre Olhos Famintos e Olhos Famintos 2, só que isso não contribui em nada com qualquer um deles. Claro que ele também prepara uma sequência, que seria a vinda seguinte do Creeper e a vingança da Trish, esta sim uma questão relevante.

Uma das piores características de Olhos Famintos 3 é ter personagens sem sal e pouco relevantes. A turma do drama não serve para rigorosamente nada, o policial não serve para nada e a premissa do Creeper não é bem aproveitada.

Em resumo, Olhos Famintos 3 é uma história desnecessária, mal executada, com generosas doses de tosquice e uma tremenda perda de tempo tão ruim que merece o limbo eterno dos filmes horrorosos.

Observação: se final conectado a filme anterior salvasse filme ruim, Premonição 5 seria um bom filme.

Observação 2: se os personagens não importam para o enredo do filme, a história praticamente não sai do lugar e o Creeper não é aprofundado, por que fizeram esse filme? Para o Olhos Famintos parecer não tão ruim assim?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s