Top 10 | Melhores encerramentos de Naruto Clássico

Devido às suas trocentas temporadas, Naruto possui muitas aberturas e uma quantidade absurda de encerramentos. Assim como fiz com as capas do mangá e as aberturas do anime, haverá um post para os encerramentos do Clássico e um para os do Shippuden. Os critérios da lista são, basicamente, significado e execução.

Décimo lugar — Harmonia (2)

A música é legal e a animação peculiar da Ino e da Sakura é fofa, mas o encerramento não quer dizer nada sobre a obra. É praticamente qualquer coisa.

Nono lugar — Viva Rock (3)

Este tem cara de encerramento. Há um clima de “acabou” com as versões pequenas dos personagens andando e elas são engraçadinhas. O uso de imagens dos personagens complementa esse aspecto de “créditos finais”. Não é bom, mas funciona.

Oitavo lugar — Because You are With Me (11)

Este é leve e exala amizade. É simples demais para ser algo além de satisfatório. As aberturas e encerramentos têm mais amizade da Sakura com a Ino do que o mangá. Curioso, não?

Sétimo lugar — Pinocchio (14)

Este tem o Naruto interagindo e cantando com os animais vistos na obra. A música é empolgante e a animação é engraçadinha. A junção da ideia legal com a execução agradável é o que torna este encerramento superior ao anterior.

Sexto lugar — Many Times Before (5)

É bem enfatizada a solidão do Naruto e como ele ganhou amigos, mas o encerramento não desenvolve a ideia e fica apenas mostrando os mesmos personagens por ângulos diferentes. É interessante, mas podia ser melhor. A demonstração da tristeza em si e a reviravolta são muito boas.

Quinto lugar — Speed (10)

Este encerramento mostra a rotina do Naruto, seus momentos em casa e uma correria. O estilo artístico diferenciado é bem engraçadinho e a música colabora para o astral empolgante. É particularmente agradável o jeito que a rotina traz um pouco de solidão, algo tão presente nos encerramentos. É uma execução muito legal.

Quarto lugar — Scenario (15)

Como último encerramento, embora jogue os personagens na tela sem qualquer valor, ele se conecta ao que acontece na história. O começo tem o Naruto remoendo a perda do Sasuke e o final tem a quase onipresente cena do Naruto correndo, só que nessa há um vislumbre de seu visual mais velho. É uma ótima forma de encerrar o Clássico e dar um gancho para o Shippuden.

Terceiro lugar — The First Time I Spoke With You (8)

Boa parte deste é apenas o Naruto correndo, mas aparecem algumas fotografias que remetem à amizade e, aparentemente, ao desejo de interagir.

A primeira e a última, que abrem e fecham o encerramento, são do pequeno Naruto observando o pequeno Sasuke. É como se o encerramento dissesse que o laço principal da obra é o deles, e de fato é, o que o torna significativo.

Aparecem também Ino e Sakura; Shikamaru e Chouji; Naruto observando a Sakura e a Hinata observando crianças. Essas interações são parte do drama de Naruto, mas a que se destaca negativamente é a da Hinata. Falta de amigos nunca foi uma característica dela.

A música se chama “a primeira vez em que falei com você”, o que combina com as fotografias da Sakura com a Ino e do Shikamaru com o Chouji. É um encerramento bem significativo.

Segundo lugar — Lost Words (9)

Este é uma representação melancólica e bela da tristeza da Sakura e do Naruto devido à deserção do Sasuke. A ambientação à noite, a chuva de estrelas cadentes e a caracterização do desânimo dos personagens torna o encerramento dramaticamente bem feito.

Em um trecho, o Naruto é mostrado de cabeça para baixo. Parece estranho, até que surge uma estrela cadente e seu reflexo, explicitando que aquilo era o reflexo do Naruto na água. Não quer dizer nada, mas é bem interessante. A abertura 7 também usa o recurso da estrela cadente, mas é muito mais alegre.

Este encerramento é uma obra de arte.

Primeiro lugar — Wind (1)

Este tem uma estética diferente (em alguns momentos frisa as cores, adquire uma aura envelhecida ou feita à mão) e é muito dramático. Ele demonstra a solidão do pequeno Naruto. O ponto mais pesado é o momento em que o Naruto mais velho aparece na grama, pois o traço usado nele é muito depressivo.

Em meio à tristeza, surge a emoção positiva: a presença da Sakura e do Sasuke indica que o Naruto não está mais sozinho. Muito bonito. A música encaixa bem nessa melancolia reflexiva e a letra tem a ver com superação, detalhe que combina muito com a vida do Naruto.

Este encerramento é mais uma obra de arte.

Menção desonrosa — Meteor (6)

Já que Naruto não tem momentos de praia para mostrar o corpo das personagens, o anime resolveu fazer deste encerramento uma espécie de coletânea de fanarts de personagens na praia. É ridículo. Destaque para a Hinata de blusa e sem calças. Quem aprovou esse encerramento? O Parade (12) também usa artes no mínimo questionáveis.

Observação: é impressionante como parece que a maioria dos encerramentos são qualquer coisa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s